Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

1- Entre o céu e o inferno: Gilmar e sua constituição

Olá viventes. Começo meu projeto político falando de uma personalidade que a muito tempo me instiga: Gilmar Mendes. 

Eu não possuo qualquer informação privilegiada. Sou, sob todos os olhares, alguém cuja noção de "informação" está fortemente vinculada as "verdades" que a mídia impressa, assistida e surfada¹ me dispõem. 

                                              

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Entre o Céu e o Inferno!

Hoje começo um projeto. Pretendo aprender a fazer uma melhor política. Tenho um temperamento ácido e combativo. Falta-me a habilidade de ser paciente e doce. Unindo minhas habilidades com minhas faltas tenho uma capacidade limitada de abordar o diferente de mim, pois o faço constantemente de forma severa.

Tentarei, portanto, neste ano eleitoral fazer uma revisão de três pontos de vista, compará-los e questionar a pertinência de cada um deles. Minha vontade de fazer política em um sentido amplo irá se aliar com o exercício da política em sentido estrito. Os três pontos de vista aos quais me referi tratam de ser a chamada "grande mídia, os blogs de "esquerda" e os blogs de "direita".

Por "grande mídia" entenderei três grandes grupos de comunicação: globo, folha e abril. Por "blogs de esquerda" entenderei os pensadores e jornalistas que fazem de forma autônoma suas análises em busca de um mundo que pleiteia a ideia do "comum". Por "blogs de direita" entenderei os pensadores e jornalistas que fazem de forma autônoma investigações em busca de um mundo que privilegie a especialização do "diferente".

Estas designações do "comum" e do "diferente" são razoavelmente complexas e tratarei delas ao longo de minha escrita. O exercício de comparação entre tais pontos de vista não trata de ser uma novidade em meu cotidiano. O desafio largo desta empreitada será formalizar minhas opiniões, bem como assumir uma posição de reflexão, a qual se distancia das certezas.

Qualquer pessoa que queira participar deste projeto e deixar seu comentário será totalmente bem vinda. Tentarei tratar a todos com o que me falta: paciência e doçura. Extirpar-me de minhas certezas será uma desafio incrível e convido também o leitor a exercitar tal habilidade.

Até a primeira reflexão.

Caetano Fischer Ranzi