Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Entre o céu e o inferno: O produto mais valioso da Terra!



Olá sanguíneos! Hoje eu pretendo tratar de um assunto emergente: a copa do mundo. Antes, porém, preciso apresentar duas contextualizações. 




A primeira trata de um efeito que a copa trará para o Brasil que concebo como pouco evidenciado pelo debatedores em geral. Vou fazer uma defesa que já fiz em âmbito pessoal com muitos amigos. Tendo testado meus argumentos com entes queridos trago agora uma fala que eles já ouviram, mas que peço permissão para repetir tendo em vista que outros a lerão como uma relativa novidade.

Repito aqui o título da matéria: qual o produto mais valioso de nosso planeta? O petróleo? A água? A informação? O leitor astuto logo imaginará que tal produto, em minha opinião, deve ter alguma relação com a copa do mundo. Então pergunto mais uma vez com menos mistério: qual produto de sumo valor a copa oferece para quem a sedia?

Em breve respondo de forma direta minha provocação. Antes gostaria de fazer outra pergunta, dando dicas progressivas para aqueles que ainda não aceitaram cair em minha armadilha argumentativa: quanto vale uma página inteira de propaganda no jornal O GLOBO? Vale 70.000 reais.  E uma propaganda de 30 segundos durante o Jornal Nacional da rede Globo? Eu não consegui informações atualizadas. Na internet existem dados oficiais de 2005 e de 2010 mas não atualizados. Encontrei outras fontes que arriscam um valor e que dá pra ter uma ideia (eu não consegui entender as cotas em âmbito estadual e o valor do documento atualizado da RPC) que no Jornal Nacional o custo de 30 segundos varia entre 350.000 a 500.000 reais¹.

No evento televisivo mais chamativo do mundo o Super Bowl, final do futebol americano, o custo de 30 segundos de propaganda chegam a aproximados 9 milhões de reais.

O produto mais valioso da Terra é a atenção!! Um pouco de atenção custa muito. Quem consegue chamar mais atenção ganha valor para si, sua marca ou seus produtos. Atenção é fazer com que pessoas dediquem seu tempo a você e que reflitam sobre o que você acha importante. Normalmente, para chamar a atenção das pessoas tem que se oferecer algo em troca. Por isso, por exemplo, faz-se novelas caríssimas! Elas chamam a atenção que vale, em geral, muito mais que a novela. Em troca se oferece uma história presumidamente agradável pra quem a troca por sua atenção.

Meu ponto de argumentação, antes de apresentar três fontes de informação sobre a copa do mundo, é que a Copa do mundo de futebol da FIFA possui, como nenhum outro evento, o produto mais valioso da Terra: a atenção do mundo inteiro por 30 dias! Sem contar com o efeito secundário, qual seja, quem faz a copa do mundo torna-se alvo da atenção global muito antes do inicio dos jogos.

Nós sabemos qual é o custo de 30 segundos de atenção no horário nobre da mais valiosa rede de televisão do Brasil. Quanto custam 30 dias de atenção de 7 bilhões de pessoas?

O que se vai fazer com esses 30 segundos é outra história, exitem propagandas boas e ruins. Qual a propaganda que o Brasil irá fazer? 

Agora, brevemente, a segunda contextualização. Minha tarefa com este projeto "Entre o céu e o inferno" é apresentar 3 versões de informações: um blog de direita, um de esquerda e um jornal da grande mídia. No entanto, sobre o tema da copa eu não fiquei satisfeito com as fontes que encontrei na grande mídia e nos blogs de direita. Eu gostaria de encontrar fontes mais elaboradas, mas eu não tive sucesso. Não sei o que isso significa. Fico com o compromisso de que se alguém encontrar fontes de direita mais adequadas e complexas eu as acrescentarei a esta discussão. Basta salientar tais fontes nos comentários.


homer4 Até os Simpsons criticam a corrupção na organização da Copa 2014
                                     

                                   Imagem do Implicante.

Como fonte de um blog de direita, trago novamente o Implicante. O site trás um comentário de que um desenho famoso estadunidense -os Simpsons- fez um episódio satirizando a corrupção e o "jeitinho" brasileiro na realização da copa do mundo de 2014. Apresentou estádios não terminados como palco do evento e uma população generalizadamente corrupta, a qual tenta cooptar o anti-herói Hommer. O último, apesar de ser um personagem que retrata o pior dos estadunidenses, parece ser apresentado como um honesto e honrado homem se comparado aos brasileiros. O jeitinho invade inclusive os gramados, retratando nossos jogadores caindo ao chão, forjando faltas e tentando vencer de maneira "corrupta". Ao final Marlos Àpyus chama atenção aos bilhões gastos na copa e se resigna ao considerar o desenho como expressão de algo verdadeiro. 


                                                 
Fifa página
                                                                         
                                     Imagem de Azevedo.

Como fonte da grande mídia trago a coluna da Veja de Reinaldo Azevedo. Ele comenta sobre um site que a FIFA fez para orientar os novatos sobre os costumes brasileiros. Tal site apresentava 10 "dicas" e foi tirado do ar. Parece que muitos consideraram as dicas ofensivas, mas não Azevedo que critica ainda o único ponto positivo apresentado, o qual falava bem de uma fruta brasileira: "Exceção feita ao açaí, um das coisas mais detestáveis que já provei e que não é assim tão comum Brasil afora, o resto tem mesmo a ver com a gente, ora essa!". As dicas envolvem como se relacionar com o "calor humano" brasileiro, a malandragem, o transito agressivo e os nossos atrasos. É um texto que deseja ser bem humorado, mas que beira a provocação preconceituosa. Sobre o contato físico, por exemplo, o texto "ensina" ao novato: "Homens e mulheres não estão acostumados com o modo europeu de manter uma distância educada entre si." A "distância educada" parece não encarar como possível diferentes culturas. Reinaldo termina seu comentário concordando com o site e apresentando uma fala de Marta Suplicy que fala para os turistas "relaxarem e gozarem" se estiverem prontos para viajar e encontrarem atrasos, pois no decorrer da viagem tudo seria esquecido.


                                           
                                       
                                   Imagem do Muda Mais.

Como fomentador da esquerda trago a reflexão do site Muda Mais, cujo autor não consegui encontrar. O artigo em questão apresenta a reflexão de que aproximadamente 20 bilhões gastos na copa não causam o impacto negativo no orçamento como muitos críticos da copa acusam. O texto afirma que desde 2010 quase um trilhão de reais foram investidos em saúde, educação e infraestrutura. Ou seja, aproximadamente 5% do que foi investido nestas áreas desde 4 anos até hoje é o investimento de oito anos para a copa do mundo. O blog chama atenção, por exemplo, para as 1300 creches construídas, para as 10.000 novas unidades de saúde, para o investimento de 17 bilhões no PRONATEC, para as 80 milhões de pessoas atendidas pelo programa Brasil Sorridente. Ainda comenta que o investimento nos aeroportos sobreviverão como um legado para os usuários depois da copa do mundo. Finalmente apontam que foram investidos dois bilhões de reais em equipamentos e treinamento para os policiais brasileiros. 


Como evidenciei no início, eu não fiquei contente com as fontes de direita que encontrei. Eu gostaria de encontrar fontes mais detalhadas, que apresentassem dados e comparações. O que encontrei foram acusações emocionadas e vagas. Comparações cheias de deboche e alusões a revoltas "populares" de 250 pessoas. Se alguém tiver fontes de direita, tratando do tema da copa do mundo, mais adequadas, reitero, por favor me indiquem. 

Gostaria ainda de comentar outro dado que no futuro será objeto de minhas reflexões com vocês. Desde 2006 a pasta de saúde ganhou 670 bilhões de reais!!! É uma soma expressiva e normalmente a saúde brasileira é atacada por não ter dinheiro ou por ser de alguma forma corrupta. Deixo aqui uma pergunta: quais são os profissionais responsáveis pela administração desse dinheiro e de seus principais destinos, quais sejam, os hospitais? 

Mais uma vez os deixo com você mesmos.    

Até breve. 

1. Se alguém souber de uma fonte mais adequada pra encontrar o valor de 30 segundos da atenção que o Jornal Nacional tem por favor indique nos comentários.

Um comentário:

  1. apesar de mto se falar sobre os gastos da copa, não sei se é eles em si que geram tanto falatório. eu acho que o que deixa a população revoltada nao é tanto o dinheiro investido, mas sim a corrupção que fica bastante evidenciada com tantas obras de grande porte acontecendo. tanto nos estadios quanto nas obras de infraestrutura o que se vê são valores que sobem a cada dia, o que deixa a todos, claro, a indignação. mas enquanto nós nem mencionarmos que a corrupção dos políticos é somente a "gorjeta" que os empresários dão para acessar grandes volumes de dinheiro público, não adianta ficar choramingando. é o meu tio que faz acordos políticos, o pai do seu amigo, somos nós mesmos que alimentamos este sistema. e evidentemente, os políticos nos refletem... mas apesar do bafafá eleitoreiro e oportunista que a copa gera, espero que isto provoque uma real reflexão na população e que repense o que realmente quer como prioridade nestas eleicoes.

    ResponderExcluir