Pesquisar este blog

domingo, 14 de setembro de 2014

Entre o céu e o inferno: Quanto vale o poder?



Existem duas visões de realidade em choque hoje no Brasil. 


Evidentemente não poderei ser profundo neste breve texto, por isso comprometo-me a responder todos os comentários que receber. 



Como eu defendi ao longo do meu projeto "Entre o céu e o inferno", precisamos de informações para fazermos uma avaliação do mundo ao nosso redor. 



Somos vulneráveis, em nossas análises de mundo, às premissas de informação que usamos para justificar nossas opiniões. 


Ao longo de alguns temas eu pude apresentar para vocês o caos em que me sinto quando tento analisar qualquer grande fato da política brasileira. 

Em resumo temos duas grandes visões em choque: a visão da grande mídia e a visão dos blogs de jornalistas independentes da internet. 

Bilionários versus civis ordinários. 

A grande mídia brasileira é composta por três famílias Marinho, Frias e Civita. Donos da Globo, Folha e Abril (Veja). Todas as três famílias tratam de ser bilionárias, criadas ou fomentadas durante a ditadura e mantenedoras da era torturadora do Brasil.


Matéria do Jornal o Globo, da família Marinho, defendendo um golpe militar. 

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Entre o céu e o inferno: O produto mais valioso da Terra!



Olá sanguíneos! Hoje eu pretendo tratar de um assunto emergente: a copa do mundo. Antes, porém, preciso apresentar duas contextualizações. 


quarta-feira, 30 de abril de 2014

3 - Entre o céu e o inferno: O petróleo é nosso?

Olá senhores! Uma vez mais estamos aqui para refletir sobre a situação atual de nosso país. Hoje apresento uma reflexão sobre o dilema do petróleo brasileiro, que  pode ser resumido como o "dilema Petrobras".




terça-feira, 8 de abril de 2014

2 - Entre o céu e o inferno: Que Brasil é esse?

  
      Desculpem a demora, o atraso, a postergação, mas eu precisava tomar uma decisão quanto a amplitude que minha experiência teria e tal escolha foi feita. Hoje exponho-me sem limitações formais para a internet como um todo, através de redes sociais e de indicações de pessoas próximas. Aquilo que antes poderia ser uma experiência muito protegida e contida à aleatoriedade do anonimato está agora aberta para os desafios do mundo.
  
  O tema da reflexão de hoje é "como está o Brasil?". Como você avaliaria o Brasil economicamente e politicamente no momento (início de 2014)?


   


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

1- Entre o céu e o inferno: Gilmar e sua constituição

Olá viventes. Começo meu projeto político falando de uma personalidade que a muito tempo me instiga: Gilmar Mendes. 

Eu não possuo qualquer informação privilegiada. Sou, sob todos os olhares, alguém cuja noção de "informação" está fortemente vinculada as "verdades" que a mídia impressa, assistida e surfada¹ me dispõem. 

                                              

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Entre o Céu e o Inferno!

Hoje começo um projeto. Pretendo aprender a fazer uma melhor política. Tenho um temperamento ácido e combativo. Falta-me a habilidade de ser paciente e doce. Unindo minhas habilidades com minhas faltas tenho uma capacidade limitada de abordar o diferente de mim, pois o faço constantemente de forma severa.

Tentarei, portanto, neste ano eleitoral fazer uma revisão de três pontos de vista, compará-los e questionar a pertinência de cada um deles. Minha vontade de fazer política em um sentido amplo irá se aliar com o exercício da política em sentido estrito. Os três pontos de vista aos quais me referi tratam de ser a chamada "grande mídia, os blogs de "esquerda" e os blogs de "direita".

Por "grande mídia" entenderei três grandes grupos de comunicação: globo, folha e abril. Por "blogs de esquerda" entenderei os pensadores e jornalistas que fazem de forma autônoma suas análises em busca de um mundo que pleiteia a ideia do "comum". Por "blogs de direita" entenderei os pensadores e jornalistas que fazem de forma autônoma investigações em busca de um mundo que privilegie a especialização do "diferente".

Estas designações do "comum" e do "diferente" são razoavelmente complexas e tratarei delas ao longo de minha escrita. O exercício de comparação entre tais pontos de vista não trata de ser uma novidade em meu cotidiano. O desafio largo desta empreitada será formalizar minhas opiniões, bem como assumir uma posição de reflexão, a qual se distancia das certezas.

Qualquer pessoa que queira participar deste projeto e deixar seu comentário será totalmente bem vinda. Tentarei tratar a todos com o que me falta: paciência e doçura. Extirpar-me de minhas certezas será uma desafio incrível e convido também o leitor a exercitar tal habilidade.

Até a primeira reflexão.

Caetano Fischer Ranzi